sexta-feira, julho 17, 2009

Google x Microsoft: E no meio do caminho havia um Linux



Não se sabe ao certo quem atirou areia nos olhos do outro, mas a verdade é que a briga Google x Microsoft tem se intensificado cada vez mais nesses últimos tempos. Seja pelo lançamento do Bing, o motor de busca da Microsoft que realmente parece ameaçar a hegemonia do google.com, ou a popularização do Google Docs entre clientes corporativos como suíte de escritório, mas a Big G e a empresa de Bill Gates parecem querer competir em ambas as frentes pelo dominio dos usuários da internet.

Google.com x Bing: O Front Principal



Sem dúvida que destruir o Google.com onde ele faz melhor, não é uma tarefa das mais fáceis, porém a Microsoft aceitou o desafio e parece ter feito um bom trabalho com o Bing. Ainda é cedo, porém, para apontar um dos dois como melhor ferramenta  de pesquisa, mas é visivel que ambos utilizam bons algoritmos de busca e boa taxa de resultados relevantes. Algo que merece ser destacado é o sistema de filtro por categorias de resultados do buscador da MS, um recurso realmente interessante e útil na hora de selecionar o tipo de conteúdo desejado para a pesquisa, mas que entretanto deveria ser aperfeiçoado um pouco mais para nós brasileiros. Quanto a aparência, apesar do Bing ter uma aparência visual excepcional, com belas imagens periodicamente mudadas pelo software, a simplicidade do google.com faz com que o serviço possa ser exibido corretamente nos mais diversos tipos de dispositivos e velocidades de conexão a internet.

Windows Live x Google Wave: Combates periféricos





Se por um lado, a MS decidiu integrar um grande número de serviços web (como o messenger, spaces, skydrive, hotmail, imagens, entre outras ferramentas mais) sob a marca Windows Live permitindo o acesso de usuários através de um único ID, o Google foi melhor:Mudou toda a forma de se pensar em serviços web através do Google Wave, que integra em uma só ferramenta funcionalidades de e-mail, mensagens instantâneas e wiki. Onde uma simples mensagem enviada pode tanto se comportar como um e-mail comum, como dar  inicio a toda uma conversação em tempo real e onde é possível ao usuário acompanhar diversas informações a respeito do contato, como últimas fotos adicionadas, videos publicados, etc.

Google Docs x Office 2010 Online: Próximo confronto direto



Em 2007, quando o Google juntou uma planilha eletrônica com um editor de textos (este comprado pela gigante das buscas três meses antes) e mais tarde integrando-se a uma ferramenta de apresentações. Estava formada uma suíte de escritório online que permitiria ao usuários acessarem os seus documentos de qualquer lugar onde houvesse uma conexão a internet. Incluindo ainda a possibilidade de compartilhar o mesmo documento com outras pessoas, em regime colaborativo. Um serviço online excelente, mas ainda online... Então o Google lançou o navegador Chrome e junto com ele a opção de acessar e armazenar os arquivos hospedados no docs localmente. E o melhor! Tudo isso inteiramente grátis! Estava armado um concorrente de peso para a galinha dos ovos de ouro da Microsoft, a suíte MS Office.

E a MS resolveu contra-atacar! O seu novo produto, o Office 2010 (que já fora anunciado anteriormente pelo nosso bog) , tem data de lançamento marcada para o primeiro semestre de 2010 e entre as principais novidades a respeito do produto, está o lançamento de uma versão simplificada do Word, Excell, Powerpoint e One Note disponível gratuitamente na web. Com isso, a Empresa de Bill Gates aposta que a marca "Office" seja o suficiente para que centenas de pessoas começem a  utilizar o serviço em oposição ao Google Docs.

Windows x Chrome OS: O Ápice



Com o anúncio do lançamento de seu Sistema Operacional basado no seu navegador web, Chrome, o Google praticamente iniciou a corrida armamentista! Enquanto a Microsoft faz grande alarde de sua tecnlogia azure para cloud computing (embora nada de muito sólido tenha sido definido ainda) e de seu novo S.O para desktops, o Windows 7, o Google aposta em um sistema open source leve e voltado inicialmente para sistemas com menor quantidade de recursos, como os Netbooks, com aplicações e serviços localizados principalmente na web.

E entre mortos e feridos, havia um penguim...

"Don't be evil" é o nome da filosofia seguida pelos funcionários do Google que diz, de uma maneira bem resumida, que não se deve tomar atitudes nocivas  que possam prejudicar a imagem da empresa e entre os consumidores e concorrentes. Por muito tempo, o Google transpareceu essa filosofia inteiramente, pregando a paz e o bem-estar dos usuários.

Entretanto, vejamos os últimos anúncios e analisemos um outro sistema operacional que busca seu lugar ao sol, o Linux.

Os usuários do S.O do pinguim, sempre sofreram muito com a fragmentação do aplicativos e distribuições. São tantas as distribuições e reunindo tantos softwares diferentes que nasceram e morreram  por mudanças de  interesses dos desenvolvedores ou por falta de retorno vindo de seus usuários que seria difícil a um S.O poder crescer ao nivel em que pudesse confrontar diretamente um S.O comercial. Mas isso felizmente aconteceu com a distribuição da Canonical, o Ubuntu Linux.

O Ubuntu tornou-se rapidamente um dos sistemas operacionais mais populares e com mais recursos disponíveis atuamente. Mas será que após o Chrome OS ele continuará tão popular assim? Afinal, nenhuma distribuição Linux dota do poder de Marketing da empresa de Sergey Brin e Lary Page ou do suporte para tantos fabricantes de hardware.

O Futuro parece nublado para o Linux....





3 comentários:

Unknown disse...

Parece até uma revisão da guerra dos browsers, e agora tem uma guerra maior e mais acirrada.
Que se inicie a guerra!

Roberto Manoel Fonseca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberto Manoel Fonseca disse...

Galera, é histórico e didático essa análise de vocês. Estou usando o Google Wave por exemplo e estou estranhando o tal modo de ser da turma de Mountain View. É complexo o GWave, se realmente se tornar o que diz, acho que vão ser necessários uns dois anos pelo menos. Vamos aguardar e olha que tb tem além de um pinguim, tem raposa (FF) e outros bichos tb!!! ;-D
Sucesso, paz pra todos!!!

GMAIL - cliparthouse@gmail.com
GWAVE - cliparthouse@googlewave.com
MSN - cliparthouse@msn.com
Quem não tem convite pro GWave pode entrar em contato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...